Pesquisar este blog

sábado, 4 de dezembro de 2010

TAREFA 20

TAREFA N° 20

DIVULGAÇÃO: 04 de dezembro às 15 horas

TÍTULO DA TAREFA: RACHA CUCA


TAREFA: a maravilhosa Comissão Organizadora desta gincana solicita que a equipe resolva as questões abaixo, colocando a resolução dos problemas matemáticos.

1)Num recipiente A , há 100 litros de água e num recipiente B há 100 litros de álcool. Retira-se um litro de água de A e coloca-se em B. Em seguida, retira-se um litro da mistura de B e coloca-se em A. No final das operações, há mais água no álcool ou mais álcool na água?

2)Depois de alguns dias de férias, a comissão organizadora da Gincana observa que:
- Choveu 7 vezes, de manhã ou a tarde;
- Quando chove de manhã, não chove à tarde;
- Houve 5 tardes sem chuva;
- Houve 6 manhãs sem chuva.
Quantos dias havia decorrido?


3)As idades (em anos) de quatro irmãos são a , b, c e d, do mais velho para o mais novo. Os dois mais velhos tem juntos, 35 anos. Os dois mais novos somam 24 anos. Quanto vale a expressão ac + bc+ ad+ bd?


4)Um bando de macacos ocupa uma árvore na floresta. Se cada macaco ficasse no seu galho, um macaco ficaria sem galho. Se ficassem dois macacos em cada galho, sobrariam dois galhos sem macaco. Quantos são os macacos? E os galhos?

5)Um ano solar tem 365 dias mais 5h48 min. 46 s. Por isso, em uma sequência de quatro anos encontramos três anos com 365 dias e um com 366 dias, chamado ano bissexto. Entretanto, por não serem exatamente 365 dias e 6h, a intercalação de ano bissextos não é tão simples. Em meados do século XVI, o papa Gregório XIII determinou que nenhum ano que terminasse em 00 fosse bissexto, exceto os divisíveis por 400.Assim, em nosso calendário (chamado calendário gregoriano), os anos bissextos são os divisíveis por 4, excluindo os terminados em 00 não divisíveis por 400.

a)O ano 2000 foi bissexto?
b)O ano 2100 será bissexto?
c)Quantos e quais são os anos bissextos do século XXI?

APRESENTAÇÃO: dia 04 de dezembro, às 17h45min, no QG da Comissão Organizadora, em envelope devidamente lacrado e identificado com o nome da equipe e o número da tarefa.

PONTUAÇÃO: 100 pontos por problema resolvido corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário